Sexta-feira, 28 de Setembro de 2007

Alguma vez pensou que as garrafas de plástico que deposita no caixote do lixo podiam entrar na composição de um casaco assinado por Nuno Gama? O Rejacket é uma das 15 criações na REMADE IN Portugal, uma exposição de ecodesign, feita para promover a reciclagem.

A exposição REMADE IN Portugal - que é inaugurada hoje na Estufa Fria, em Lisboa,às 17:30 e contará com a presença de representantes do Ministério do Ambiente, da Agência Portuguesa do Ambiente, da organização italiana do REMADE IN ITALY  e da Câmara Municipal de Lisboa.

A partir das 21 horas realiza-se a festa de inauguração com a participação da banda britânica Urban Straw Berry Lunch e do colectivo de Dj's Sete Magníficos. A entrada para a festa é livre.



São 15 os designers e arquitectos portugueses que apresentam criações feitas com material reciclado. A partir do lixo que vai parar aos caixotes domésticos, nuns casos, e de resíduos industriais, noutros.
O sinal de que o ecodesign é mesmo para levar a sério é que os produtos em exposição vão ser produzidos em série para serem comercializados nas lojas. A preços mais baixos que o habitual, ou não fosse o despertar da "consciência verde" entre os consumidores o principal objectivo da iniciativa. "Queremos mostrar às pessoas que existe uma segunda vida para o lixo que produzem. É engraçado provar-lhes que uma garrafa de plástico usada pode transformar-se num casaco", diz Roberto Cremascoli, comissário da REMADE IN Portugal. Não é exagero. Uma das peças em exposição é o Rejacket, um casaco feito pelo estilista Nuno Gama, composto em 60 por cento por fibra de plástico reciclado.

A exposição vai permitir a integração dos criadores e das empresas portuguesas que nela participam na MATREC, a primeira base de dados gratuita de ecodesign, dedicada aos materiais reciclados e ao seu uso no mundo da indústria e do design. No endereço www.matrec.it encontra-se tudo sobre materiais obtidos pela reciclagem e as empresas que os produzem. Por outro lado, o projecto REMADE IN está a desenvolver, em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente, um rótulo verde que irá certificar as peças feitas com material reciclado. "São incentivos para as pessoas pensarem mais verde", conclui Cremascoli. E, você, já olhou bem para o seu caixote do lixo?

REMADE IN Portugal

LISBOA Estufa Fria. Parque Eduardo VII. Tel. 213882278.
Das 10h às 21h. Bilhetes a 1,5 euros até às 16h, entrada gratuita a partir dessa hora.

PORTO Casa de Serralves
De 19 a 31 de Outubro. Tel. 226156593. Das 10h às 19h
publicado por Ana Paula às 12:21
Categorias:


Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Setembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14

16
18

24
26
29

30


Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D