KORDA - Conhecido/Desconhecido
2 de Dezembro a 31 de Janeiro
O cubano Alberto Korda (Havana, 1928 – Paris, 2001) será sempre, e acima de tudo, o autor da fotografia de Che Guevara – intitulada “Guerrilheiro Heróico” – que serviu de símbolo a gerações de jovens e conheceu milhares de declinações ao longo de décadas. Desse instantâneo, já pouco mais se conserva do que uma imagem saturada de sentidos alheios ao seu contexto original: a Revolução Cubana.
Depois de Havana e Madrid, a Casa da América Latina e a Câmara Municipal de Lisboa apresentam a exposição Korda – Conhecido Desconhecido, exibindo 200 fotografias, na sua maioria inéditas, seleccionadas de entre milhares de fotogramas do autor e retiradas de arquivos pessoais de vários amigos e colaboradores.
Com ela, pretende-se revisitar uma década na vida e na carreira do fotógrafo (1956-1968), abrangendo temas tão diversos como a actividade criativa dos Studios Korda, a moda, o povo, a mulher, o mar e, naturalmente, os líderes revolucionários. Segundo Cristina Vives, comissária da exposição, estas imagens “percorrem a História”, sendo aqui excluídas, intencionalmente, aquelas que, de tão conhecidas, se tornaram num lugar-comum ao falar da sua obra. Desta forma, coloca-se a tónica no talento e na versatilidade de Korda, que foi, efectivamente, muito mais do que um cronista da Revolução, tendo visto a sua produção fotográfica exposta nas principais galerias americanas e europeias. A exposição, que visa libertar o fotógrafo “do peso de uma fotografia”, revelando um artista complexo e original, é fruto de um longo e intenso trabalho de pesquisa que originou um livro entitulado “Korda, A Revolutionary Lens”. Um trabalho gratificante que é agora partilhado com o público.
Mais informaç ões: www.korda.com.pt