Domingo, 05 de Abril de 2009

Um alerta para o Planeta - Ciclo de conferências promovido por Caixa Geral de Depósitos e Green Values 

Terças: 7, 14, 21 e 28 de Abril às 18:30

Culturgest - Grande Auditório

Entrada Gratuita: Levantamento de senha de acesso, 30 min. antes do início da sessão, no limite dos lugares disponíveis. Máximo: 2 senhas por pessoa.

 

 

Este conjunto de conferências pretende suscitar uma reflexão aprofundada sobre alguns dos temas determinantes do futuro da humanidade e do nosso planeta. Convidaram-se personalidades que, pela importância das suas contribuições, têm marcado o debate das questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável.

Ambiente, Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e a sua ligação à Sociedade da Informação, Cidades pensadas como pólos agregadores para os seus habitantes, são temas de actualidade irrecusável e correspondem a grandes preocupações do mundo actual.

 

7 de Abril - Alterações Climáticas, por António Gonçalves Henriques, Viriato Soromenho Marques e Nuno Lacasta


António Gonçalves Henriques é Doutor em Engenharia Civil pelo IST, tendo desenvolvido a sua actividade profissional no domínio da hidráulica, recursos hídricos e ambiente, em actividades de consultadoria privada, de investigação aplicada e de ensino universitário. Desde Maio de 2007 é Director-Geral da Agência Portuguesa do Ambiente. Viriato Soromenho Marques é professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Desde 1978 ligado à defesa do ambiente, foi presidente da Quercus, é membro do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, coordenador científico do Programa Gulbenkian Ambiente e membro do Grupo de Alto Nível que aconselha o Presidente da Comissão Europeia sobre Energia/Alterações Climáticas. Nuno Lacasta é professor auxiliar convidado de Direito e Políticas de Ambiente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Trabalha temas ambientais desde há cerca de 16 anos, na Europa e nos EUA. Presentemente coordena a actividade do Governo em matéria de alterações climáticas, dirigindo o Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas.

 

14 de Abril - Direitos Humanos, por Silas Kpanan’Ayoung Siakor (Libéria) e João Ermida

 

Siakor denunciou os graves abusos de direitos humanos no seu país e o financiamento da guerra com o abate ilegal de árvores da maior floresta tropical da África Ocidental, contribuindo para o julgamento do ex-presidente da Libéria por crimes de guerra e contra a humanidade. Em 2006 recebeu o prestigiado Goldman Environmental Prize. João Ermida, economista, trabalhou 20 anos no sector bancário, é autor do livro Verdade, Humildade e Solidariedade que estabelece uma nova forma de gerir recursos humanos nas organizações, com respeito pelos valores fundamentais.

 

21 de Abril - Desenvolvimento Sustentável e Sociedade da Informação por Roberto Carneiro e Jorge Portugal


Roberto Carneiro tem estado desde sempre ligado aos temas da educação. Dirige na Universidade Católica a licenciatura em Comunicação Digital e Interactiva. Preside ao Observatório da Sociedade da Informação e do Conhecimento. Jorge Portugal, mestre em Engenharia Mecânica pelo IST, doutorando pelo mesmo Instituto, fundou uma das primeiras empresas de consultadoria em sistemas georeferenciados. Colaborou com a UMIC Agência para a Sociedade do Conhecimento, na elaboração do plano para a sociedade da informação e com a UCMA, unidade de missão para a reforma administrativa na área das redes de distribuição de serviços públicos. É consultor da Casa Civil do Presidente da República na área da Sociedade do Conhecimento e Inovação.

 

28 de Abril - Arquitectura Sustentável, por Li Hu (China)

 

Li Hu vive em Pequim e Nova Iorque, lidera algumas das mais emblemáticas construções da era moderna na China fazendo parte de Steven Holl Architects: Design Excellence end Green Innnovation. Pretende fazer da construção urbana sustentável um modo de vida acessível para a maioria da população.

 

Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest

Edifício Sede da Caixa Geral de Depósitos
Rua Arco do Cego, Piso 1
1000-300 Lisboa

 

Informações: 21 790 51 55 ou culturgest.bilheteira@cgd.pt

publicado por Ana Paula às 07:39

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Abril 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9


23
24
25

27
29


Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D