O número de participantes é limitado a 25!
Responsável pela acção: João Cascalho
http://www.mnhn.ul.pt/
As praias são locais privilegiados para a observação das rochas e dos sedimentos. A Praia Grande, situada no concelho de Sintra, na freguesia de Colares, é um local com um rico património geológico que merece ser divulgado. Neste contexto, propõe-se uma visita ao extremo sul da Praia Grande para observar a arriba e os grãos de areia.
Numa das camadas sedimentares das arribas estão impressas pegadas de dinossáurio agrupadas em trilhos. Estas marcas na rocha permitem conhecer os aspectos da anatomia, da locomoção e do comportamento destes animais. Por outro lado, a composição das rochas e o aspecto geométrico das camadas onde estão impressas as pegadas, permitem ter uma ideia de como era o ambiente e a paisagem no tempo em que os dinossáurios andavam por estas paragens.
Os grãos arenosos da praia também são ricos em curiosidades geológicas. Desde a sua origem até à deposição, os grãos de areia vão sofrendo muitas modificações, da sua dimensão, da sua forma e da sua textura superficial. A observação cuidadosa dos grãos de areia permite conhecer a sua origem (de que rocha vieram) ou compreender como são transportados na praia pela acção das ondas ou dos ventos. No local serão realizadas observações dos grãos de areia à lupa de mão para detectar diferenças entre dimensões, formas e cores. Será também possível fazer uma separação granulométrica usando vários crivos, demonstrando que a distribuição dos vários tipos de grãos não é independente da sua dimensão.