As galerias romanas da Rua da Prata, na baixa de Lisboa, que abrem ao público apenas uma vez por ano, podem ser visitadas entre 26 e 28 de Setembro, anunciou o Museu da Cidade. O pelouro da Cultura da Câmara de Lisboa, através da Divisão de Museus, associa a iniciativa às comemorações das Jornadas Europeias do Património.
O monumento, raramente visível devido às condições de acessibilidade, vai estar aberto entre as 10h00 e as 18h00, sendo as visitas gratuitas e orientadas por técnicos. Devido à grande adesão do público a estas visitas, a fila é encerrada às 15h30, para garantir a entrada no monumento.
Descoberta durante a reconstrução da cidade após o grande terramoto de 1755, a estrutura foi alvo de várias teses sobre a sua função original, sendo quase unânime que seria um cripto-pórtico. As características construtivas, o tipo e os materiais utilizados sugerem uma construção da época de Augusto, entre os séculos I AC e I DC, contemporânea de grandes edifícios da então cidade de Olisipo.
Informações retiradas da Agenda LX.