Terça-feira, 30 de Setembro de 2008

"A florir o chiado: 20 anos depois"

 25 de Agosto a 30 de Setembro

Calçada Nova de S. Francisco, onde é o Amo-te Chiado.

 


A Associação de Valorização do Chiado promove a realização de uma exposição alusiva aos 20 anos do incêndio desta emblemática zona de Lisboa. “A Florir o Chiado: 20 anos depois” surge no seguimento de uma acção levada a cabo pela Associação de Valorização do Chiado, “Florir as ruas do Chiado”.

Várias instituições e empresas do Chiado têm vindo a aderir a esta iniciativa procurando embelezar a cidade ao reduzir a aridez da zona, e melhorar a qualidade de vida de todos aqueles que dedicam e despendem grande parte do seu tempo ao Chiado.

Armazéns do Chiado, Bairro Alto Hotel, Hotel Lisboa Regency Chiado, Lojas Gardénia, Paris em Lisboa, Teatro Nacional de São Carlos e Turf Club, são apenas alguns exemplos de instituições que aderiram a esta acção através da colocação de vasos com sardinheiras nas varandas ou à porta dos estabelecimentos comerciais.

Neste momento, a Associação de Valorização do Chiado conta com o apoio de 18 instituições e das Juntas de Freguesia dos Mártires, do Sacramento e de São Nicolau.

A exposição “A Florir o Chiado: 20 anos depois” tem lugar na Calçada Nova de S. Francisco (junto ao Amo-te Chiado), onde fachadas dos edifícios albergam cerca de 20 fotografias de António Sachetti e do repórter-fotográfico Rui Vasco, entre outras cedidas pelo Gabinete de Unidade do Projecto Baixa Chiado, representativas de três fases temporais da zona histórica da cidade: o incêndio, a reconstrução e a actualidade.

A Associação de Valorização do Chiado foi constituída em Janeiro de 1989. Sem fins lucrativos, tem também como objectivos a resolução dos problemas criados pelo incêndio de Agosto de 1988 e a defesa dos interesses dos empresários e moradores do Chiado, representando-os junto das entidades responsáveis.

Após um difícil período marcado pelo impacto negativo dos trabalhos de reconstrução, o Chiado renasceu e a Associação de Valorização do Chiado passou a orientar a sua actividade para a dinamização comercial, cultural e urbana da área.

 

Informação retirada do site da SIC Online, se procurarem na coluna da esquerda têm a reportagem do programa da Sic Notícias - Cartaz - através do qual soube desta exposição.

publicado por Ana Paula às 10:30
Categorias: ,


Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Setembro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9

16
17




Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D