Sábado, 19 de Julho de 2008

As visitas guiadas aos Paços do Concelho promovidas pela Câmara Municipal de Lisboa vão-se realizar todos os domingos de cada mês, às 11 horas.


O edifício dos Paços do Concelho de Lisboa é unanimemente considerado como um dos mais bonitos - por alguns mesmo o mais bonito - edifícios sede do Poder de órgãos do Estado, no caso, da Administração Local. Só que, infelizmente, poucos Lisboetas e poucos Portugueses - para não falar em estrangeiros - o conhecem. Aqueles que o visitam, nacionais ou estrangeiros, ficam deslumbrados com a sua beleza arquitectónica e exprimem sempre um lamento por não terem conhecido antes ou não fazerem ideia da realidade com que se deparam.

Este edifício histórico, parcialmente concluído em 1875, foi construído na sequência do incêndio que, em 1863, destruiu quase totalmente os anteriores Paços do Concelho, datados da reconstrução pombalina e que se localizavam sensivelmente no mesmo local. É uma obra grandiosa, do ponto de vista arquitectónico e artístico, de que se destacam a fachada, com o seu frontão escultórico, as varandas e a cúpula. No interior, as salas são preciosamente ornamentadas com estuques trabalhados, relevos e pinturas murais, de que se destacam o Salão Nobre (o maior e mais rico do país) e a Sala das Sessões Privadas. Numerosos quadros, peças escultóricas e de mobiliário permitem viajar pela História da Arte portuguesa dos séculos XIX e XX.
 
Para efectuarem a visita, bastará aos interessados comparecerem, no dia e horário indicados, na recepção do edifício dos Paços do Concelho, sito na Praça do Município, em Lisboa.

publicado por Ana Paula às 18:50


Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Julho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11

14
16

20
21
22
24



Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D