Sexta-feira, 04 de Setembro de 2009

FITAS NA RUA
18 Julho a 13 Setembro - Sábados e Domingos às 22h00
Vários locais de Lisboa

 


Venha viajar connosco em salas de cinema inesperadas, com a lua, as estrelas e as luzes da cidade por companhia. Fitas na Rua leva-o num passeio que vai dos clássicos até ao cinema de hoje. Com passagem pelo cinema português, exibido até em locais onde foi filmado. Para cada uma destas salas de cinema especiais escolhemos o filme que aquele espaço pede, num prolongamento da tela, numa homenagem ao local e à obra cinematográfica. Experimente! Sente-se na cadeira, deite-se na relva, relaxe e saboreie estas Fitas em plena Rua, como nunca as sentiu!


18 JULHO | FONTE LUMINOSA | 21H45

 

KINOTEL de Christine Reeh ANTE – ESTREIA
Portugal, 2009, Ficção, Preto e Branco, 16´
C.R.I.M. Filmes Com: Carla Maciel, João Grosso
A palavra KINOTEL combina o termo “KINO” que significa cinema em alemão e russo, e “HOTEL” para designar um local onde as pessoas - numa sociedade futura - participam em sessões individuais dirigidas digitalmente de  modo a consumir emoções recicladas da história do cinema. Este filme conta-nos a história de um homem e deuma mulher que visitam um Kinotel.

 
A DOCE VIDA de Federico Fellini
LA DOLCE VITA - Itália/ França, 1960, Ficção, Preto e Branco, 166´
Com: Marcello Mastroianni, Anita Ekberg, Anouk Aimée, Yvonne Furneaux
Marcello é um jovem jornalista citadino e playboy que passa os dias entre celebridades e que procura o seu lugar no mundo. Vive entre a elite de Roma e a vida recatada exigida pela sua namorada, enquanto sonha em se tornar um escritor.


19 JULHO | LARGO DA FONTE DO SÉCULO | 22H00
SELO OU NÃO SÊ-LO de Isabel Aboim Inglez
Portugal, 2005, Animação, 9' - Animais. Voz Off: Ana Brandão
A história de uma menina que recebe um convite para beber chá com a Rainha de Inglaterra. Mas recebe esse convite de modo inusitado. Sem nunca o saber, ela encontra-se na própria carta de resposta a esse convite.


MARIE ANTOINETTE de Sofia Coppola - EUA, 2006, Ficção, 123´
Com: Kristen Dunst, Jason Schwartzman, Judy Davis, Moly Shannon, Asia Argento
“Todos os olhos estarão sobre ti” disse a mãe à sua filha mais nova, Marie Antoinette, que, com 19 anos, tornou-se rainha de França. Um retrato sensivel da vida da jovem rainha na opulenta e excêntrica corte de Versalhes.

 
25 JULHO | LARGO DE SÃO MIGUEL | 22H00
GUISADO DE GALINHA de Joana Toste
Portugal, 2008, Animação, 5' - Gomtch-Gomtch
Ai… Portugal!


O SEGREDO DE UM CUSCUZ de Abdellatif Kechiche
LA GRAINE ET LE MULET - França, 2007, Ficção, 151´
Com : Habib Boufares, Hafsia Herzi, Faridah Benkhetache, Abdelhamid Aktouche, Bouraouïa Marzouk, Alice Houri, Cyril Favre, Leila D'Issernio, Abdelkader Djeloulli
Na cidade costeira de Sète, França, um pai de família de sessenta anos com emprego precário esforça-se por manter a família unida, apesar do historial de tensões que sentimos sempre próximas da ebulição. Tem o peso do falhanço em cima dos ombros e um sonho, o de construir um restaurante. Num panorama negro, ele fala do seu sonho, sobretudo com a família que se vai solidarizar pouco a pouco com ele. O sentido de entreajuda poderá trazer o projecto a bom porto, ou talvez não…


26 JULHO | ESCADINHAS DE SÃO CRISTÓVÃO | 22H00
STUART de Zepe (José Pedro Cavalheiro)
Portugal, 2006, Animação, Preto e Branco, 11' - Zeppelin Filmes
Deambulações por uma Lisboa sórdida e abandonada a partir da obra gráfica de Stuart de Carvalhais.



A CAIXA de Manoel de Oliveira
Portugal/França, 1994, Ficção, 93'
Com : Luís Miguel Cintra, Glicínia Quartin, Ruy de Carvalho, Beatriz Batarda, Diogo Dória, Isabel Ruth, Filipe Cochofel, Sofia Alves, Miguel Guilherme, António Fonseca, Rogério Samora
A acção concentra-se nas escadinhas de São Cristóvão e conta a derradeira desventura dum velho cego a quem já roubaram a caixa de esmolas - seu ganha-pão oficializado. A filha, para além dos trabalhos de casa, afadiga-se com roupas que passa a ferro para fora. O genro, um marginal desempregado como outros tantos dos seus amigos, vive às custas da caixa do cego. O filme é uma adaptação, em forma de parábola, da peça “ A Caixa” de Prista Monteiro.

 

 

1 AGOSTO | LARGO DE SANTO ANTONINHO

 

Vestígios de Tiago Afonso - Portugal, 2004, Documentário, 15´
Fundação Gulbenkian/ Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
O tempo não parou na oficina do Sr. Acácio Pina Coelho, na Bica.

 


A JANELA ( MARYALVA MIX ) de Edgar Pêra
Portugal, 2001, Ficção, 104' Com: Lúcia Sigalho, Manuel João Vieira, Nuno Melo, Miguel Borges, João Didelet, José Wallenstein, Nuno Bizarro
Largo de Santo Antoninho. Boa noite Bairro da Bica.
"António!" grita uma sombra feminina. Facadas.
António descobre-se cada vez mais confundido pelo destino/fado: Quem é o verdadeiro António? Quantos Antónios existem afinal? E quantas amantes? Casaram-se? Mataram-no? Estará ele já no Purgatório? Quem é o olho misterioso que protagoniza o filme? António? Qual Antónyo? Eu?? Kum Kacêt.


2 AGOSTO |

TAPADA DAS NECESSIDADES

 

ANTES DE AMANHÃ de Saguenail
Portugal, 2001, Documentário, 30´ - Hélastre
Com: Marta Fernandes, João Melo, Elisabete Piecho
Antes de Amanhã, tão-só o pequeno abismo de uma noite. Os corpos, sempre outros, buscam o lugar que lhes resta, depois de varridos pelo verbo asfixiante das imagens.
Talvez amanhã não seja apenas mais um dia.

 


BLOW UP de Michelangelo Antonioni
Grã-Bretanha, 1966, Ficção, 110´
Com: Vanessa Redgrave, David Hemmings, Sarah Miles, Peter Bowles
Thomas é um fotógrafo de moda londrino. Um dia tira uma fotografia num parque e conhece a misteriosa Jane. De volta ao seu estúdio e à medida que amplia a fotografia, descobre algo que não tinha reparado.

 

 

 

 

8 AGOSTO | MIRADOURO DE SANTO AMARO
CORAÇÕES PLÁSTICOS de Sérgio Brás d´Almeida
Portugal, 2008, Ficção, 16 - Andar Filmes
Com: Adelino Tavares, André Gago, Carlos Malato, Cláudia Jardim, Custódia Gallego, Gustavo Vargas, Francisco Nascimento, Marques d’Arede, Mónica Calle
Três casais conduzem no tráfego, saíram dos seus empregos no centro da cidade e dirigem-se para a periferia, rumo às suas habitações. Conversam sobre o seu dia, discutem trivialidades. Progressivamente vão-se apercebendo que levam uma vida rotineira que os prende e sufoca. A dado momento apercebem-se que estão presos dentro dos seus automóveis, sem conseguir sair. Não existe razão aparente para que estejam presos dentro dos veículos, as portas estão destrancadas, e, em alguns casos, os vidros estão abertos. A tomada de consciência da sua prisão psicológica à vida rotineira; transforma-se numa prisão física. A cidade encontra os seus caminhos para aprisionar. Uma parábola sobre a vida urbana.

 


À PROVA DE MORTE de Quentin Tarantino
DEATH PROOF - USA, 2007, Ficção, 109´
Com: Kurt Russell, Rosario Dawson, Tracie Thoms, Mary Elizabeth Winstead, Zoë Bell, Rose McGowan, Omar Doom, Eli Roth.
Este filme é uma homenagem do realizador às produções de cinema de série B, e de um subgénero em particular, os exploitation movies, filmes de baixo orçamento com temas de sexo e violência, que eram exibidos nos anos 60 e 70 nos E.U.A. Conta a história de um carro à prova de morte, artilhado e blindado, preparado para acrobacias cinematográficas e da passagem pela vida de algumas jovens. Um encontro fatal…para alguns.


9 AGOSTO |

JARDIM DO MUSEU ARTE ANTIGA

HISTÓRIA TRÁGICA COM FINAL FELIZ de Regina Pessoa
Portugal/Canadá/ França, 2005, Animação, Preto e Branco, 7´
Ciclope Filmes, Folimage, Office National du Film du Canada
Há pessoas que, contra a sua vontade, são diferentes. Tudo o que desejam é serem iguais aos outros, misturarem-se deliciosamente na multidão. Há quem passe o resto da sua vida lutando para conseguir isso, negando ou tentando abafar essa diferença. Outros assumem-na e dessa forma elevam-se, conseguindo assim um lugar junto dos outros… no coração.


OS OLHOS AZUIS DE YONTA de Flora Gomes
UDJU AZUL DI YONTA - Guiné-Bissau / Portugal, 1992, Ficção, 100´
Com: Maysa Marta, António Simão Mendes, Pedro Dias, Dina Vaz, Mohamed Seidi, Bia Gomes
A acção desenvolve-se em Bissau. Em forma de comédia dramática, veremos todos os pequenos nadas, o amor, o medo, o desejo, tudo o que forma a vida de um ser humano, aqui ou noutro lugar qualquer. Trata-se de uma rapariga, muito bonita, apaixonada por um homem muito triste, que não se apercebe desse amor, enquanto que um rapaz tímido sonha com ela, sem que ela o note. Nada mais banal. Admitamos, somente, que África não é só aquela que chora, mas a que ri e chora. Há nesta história um quarto personagem, Bissau, capital da Guiné-Bissau.

 

15 AGOSTO | JARDIM DA PARADA

UM DIA FRIO de Cláudia Varejão
Portugal, 2009, Ficção, 27´ - Fundação Calouste Gulbenkian, Filmes do Tejo
Com : Adriano Luz, Ágata Pinho, Ana Rodrigues, Isabel Ruth, Maria D´Aires, Vicente Wallenstein
Um Dia Frio é um retrato de uma relação primeira, anterior ao mundo externo, a da família. Num Inverno em Lisboa, pai, mãe, filho e filha, traçam o percurso de um dia, a sós. Um filme que se desenvolve em torno de personagens cujo antagonista não é mais do que a própria vida, com nada (e tudo) de heróico.

 
ALMOÇO DE 15 DE AGOSTO de Gianni di Gregório
PRANZO DE FERRAGOSTO - Itália, 2008, Ficção, 75´
Com : Gianni Di Gregório, Valeria de Franciscis, Marina Cacciotti, Maria Calì, Grazia Cesarini Sforza, Alfonso Santagata, Luigi Marchetti, Marcello Ottolenghi, Petre Roso
A história de Gianni, um homem de meia-idade que vive com a sua mãe num apartamento em Roma. Gianni tem algumas dívidas e não tem pago a renda do apartamento. O administrador, percebendo esta situação, sugere um pacto: ele cancelará algumas destas dívidas se Gianni estiver disponível a receber a sua mãe para o almoço de 15 de Agosto, mas junto com a mãe vem também a tia deste. Ao saber disto, o seu médico pede-lhe também que receba a sua mãe. Gianni fica assim repleto de velhinhas neste que será o almoço de 15 de Agosto.


16 AGOSTO | JARDIM MÓVEL DAS OLIVEIRAS - Terreiro do Paço
TRONCO & NÚ de Regina Guimarães
Portugal, 2008, 12´ - Helástre
Um hino à velhice aqui na terra
Não se sabe se as árvores são lugares onde o pé do céu presta tributo ao pássaro. Não se sabe se as árvores são altares onde a terra venera a indivisibilidade do céu. Das árvores pouco se sabe, mesmo quando, de si próprias, fazem lenha para se queimarem e quando, em marcha lenta, se abeiram de abismos, montes, poços e muralhas. Sempre que o frio lhes vem, maquilhado de velha madrugada, elas chegam à fala como o comum dos mortais e parecem sorrir, mostrando dentes cravados em carne do nada e fundas rugas fundas. Eu vos saúdo, mestras, com caligrafia de andorinha e escrita de telha quente.


ATRAVÉS DAS OLIVEIRAS de Abbas kiarostami
ZIRE DARAKHATAN ZEYTON - Irão, 1994, Ficção, 103´
Com: Hossein Rezai, Mohamad Ali Keshavarz, Tahered Ladania, Farhad Kheradmand, Zarifeh Shiva, Mahbanou Darabin, Ahmad Ahmadpour
Uma equipa de cinema chega a uma pequena cidade no norte do Irão, devastada por um tremor de terra, para realizar um filme denominado "E a Vida Continua". Os actores são habitantes da aldeia e alguns papéis são difíceis de interpretar porque, sem querer, as personagens estão demasiado próximas da realidade.

 

22 AGOSTO | RUA NEVES COSTA [CARNIDE]

DEUS NÃO QUIS de António Ferreira
Portugal, 2007, Ficção, 15´ - Zed Filmes
Com: Catarina Lacerda, Fernando Delfim Duarte e Armando Ladeira
Deus Não Quis é baseado na dramatização dos versos da canção popular “Laurindinha”. É a história de Ramiro, um rapaz novo, que parte para a guerra; do seu regresso e do desencontro com o amor da sua vida - Laurindinha.


O CÉU DE SUELY de Karim Aïnouz
Brasil, 2006, Ficção, 88’
Com: Hermila Guedes, Georgina Castro, Maria Menezes, João Miguel, Mateus Alves, Gerkson Carlos, Zezita
Matos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui
Uma jovem de 21 anos está de volta à sua cidade-natal, a pequena Iguatu, localizada no interior do Ceará. Ela volta juntamente com seu filho e aguarda a chegada do pai da criança, que ficou em São Paulo para acertar assuntos pendentes. Mas o tempo passa e a jovem decide sair de Iguatu a qualquer custo e para tal tem uma idéia inusitada…


23 AGOSTO | JARDIM DA TORRE DE BELÉM
REMAINS de Sandro Aguilar
Portugal, 2002, Experimental, 12´
O Som e a Fúria
Tudo ameaça estalar e, no entanto, esta marcha devoradora aconteceu bem no passado. Não restam gemidos no quarto ao lado, o vento deixou de assobiar nas escadas, as partículas do ar atiram-se umas contra as outras, mas é apenas o vazio contra o vazio.

 

MOONFLEET de Fritz Lang -EUA, 1955, Ficção, 83´
Com: Stewart Granger, Jon Whiteley, George Sanders, Viveca Lindfors, Joan Greenwood, Ian Wolfe, Liliane Montevecchi, Melville Cooper
Século XVIII, Inglaterra. John Mohune é enviado pela mãe moribunda para Moonfleet para ficar sobre a proteção de Fox, um chefe contrabandista. Uma estranha amizade desenha-se entre os dois.


5 SETEMBRO | BAIRRO DA QUINTA DO LAVRADO
QUINTA DA CURRALEIRA de Tiago Hespanha
Portugal, 2005, Documentário, 18´
Fundação Gulbenkian/ Programa Gulbenkian Criatividade e Criação Artística.
Após a demolição das barracas e a construção dos novos prédios para o realojamento dos moradores do antigo bairro da Curraleira, sobrou um espaço vazio. Este filme é sobre esse lugar, sobre os encontros, as histórias e as actividades que o definem.

 
OUTROS BAIRROS de Kiluanje Liberdade, Inês Gonçalves e Vasco Pimentel
Portugal, 1999, Documentário, 52´ - Filmes do Tejo
Em Portugal há rapazes e raparigas que não têm pátria. Não são cabo-verdianos porque nunca foram a Cabo-Verde, não são Portugueses porque a língua é outra e os costumes de cá não são os das famílias deles. Não querem ser portugueses, talvez venham a querer ser cabo-verdianos. Para já, são da Pontinha, são da Pedreira dos Húngaros, são da Arrentela, são de Miratejo, são da Cova da Moura. São da área, são do bairro, são niggas. Têm fronteiras, têm leis, têm língua, têm hinos, têm ideias, têm códigos inconfundíveis. Aliás, é a primeiríssima vez que em 500 anos de atribuladas relações de proximidade entre portugueses e africanos que estes últimos dão origem a uma cultura autónoma, afirmativa e de vanguarda em Portugal. Eles têm orgulho.

 

6 SETEMBRO | LARGO DO CARMO
25 DE ABRIL – UMA AVENTURA PARA A DEMOKRACYA de Edgar Pêra
Portugal, Documentário, 2000, 16´ - Centro de Documentação 25 Abril
Filme sobre o Fascismo e o 25 de Abril em Portugal. Mais do que mostrar uma revolução militar procura-se mostrar a adesão popular ao Movimento.


12:08 A ESTE DE BUCARESTE de Corneliu Porumboiu
A FOST SAU NA FOST? - Roménia, 2006, Ficção, 86´
Elenco: Mircea Andreescu,Teo Corban, Ion Sapdaru
O país inteiro assistiu em directo na televisão ao momento em que as multidões enraivecidas forçavam o ditador romeno Ceausescu a fugir de Bucareste de helicóptero. Numa cidade sossegada, a este da capital, 16 anos depois deste dia histórico, o dono da estação de televisão local convida duas pessoas a partilhar os seus momentos de glória revolucionária. Um é um velho reformado e de vez em quando Pai Natal, o outro um professor de história que espatifou todo o seu salário na bebida. Junto eles irão recordar o dia em que invadiram a Câmara Municipal gritando “Abaixo o Ceausescu”. Mas os telespectadores que ligam para o programa colocam em causa….


12 SETEMBRO – LX FACTORY
CRIME ABISMO AZUL REMORSO FÍSICO de Edgar Pêra
Portugal, 2009, Documentário, 12´ - Periferia Filmes
Crime Abismo Azul Remorso Físico inspira-se na vida e obra de Amadeo de Souza-Cardozo. Este polémico pintor do século XX desafiou a vanguarda mundial do seu tempo: “Não sigo escolas. Sou impressionista, cubista, futurista, abstraccionista. Um pouco de tudo. A verdadeira tradição não é tentar reviver o passado – que é impossível fazer – mas antes algo que estabelece continuidade, como os pais com os filhos. Um filho nunca é igual ao pai.” O filme segue o mote de Amadeo. Cruza ficção pictórica, sugerida pelo emblemático quadro “A Procissão”, pintado em Paris em 1913, com a realidade contemporânea portuguesa.


O GOSTO DOS OUTROS de Agnès Jaoui
LE GOUT DES AUTRES - França, 2000, Ficção, 112'
Elenco: Jean-Pierre Bacri, Anne Alvaro, Agnès Jaoui, Gérard Lanvin, Alain Chambat, Christianne Millet
O Gosto dos Outros apresenta-nos as personagens que geralmente os filmes tendem a esquecer: óptimas actrizes que não conseguem arranjar emprego, mulheres ricas entediadas e sem nenhum bom gosto e atraentes empregadas de bar que não conseguem encontrar o amor. É a história do gosto de uns e a nossa capacidade em aceitá-lo.


13 SETEMBRO | PARQUE MAYER
CINEMAAMOR de Jacinto Lucas Pires
Portugal, 1999, Ficção, 16´ - Artistas Unidos
Elenco: António Simão, Sylvie Rocha, Manuel Wiborg, Bruno Bravo, Rita Durão
Joaquim é um romântico empregado de supermercado. Tem como único amigo Gaspar, que fala quase só por citações cinéfilas. Nos tempos livres, passeia pela cidade à procura da mulher certa. Mas quando a encontra, ela atira-se de uma varanda. Segue-se então uma dança como num musical e uma óbvia surpresa. Trata-se de um filme sobre a beleza e glória que há nas más histórias de amor.

 

O DESPREZO de Jean-Luc Godard
LE MÈPRIS - França, 1963, Ficção, 98´
Elenco: Brigitte Bardot, Michel Piccoli, Jack Palance, Fritz Lang, Giorgia Moll, Jean-Luc Godard, Linda Veras
Um escritor perdeu toda a confiança em si próprio. Aceita reescrever o guião de uma adaptação da Odisseia do realizador Fritz Lang. Camille, mulher do escritor começa a revelar sinais de descontentamento. Ficção e realidade encontram-se ligadas e impõe-se um paralelo entre o escritor, Camille, o produtor e as personagens da Odisseia...Fritz Lang prossegue as filmagens...tendo Jean-Luc Godard como assistente...

 

Consulte toda a programação em PDF.

 

Informação retirada do site da EGEAC.

publicado por Ana Paula às 10:17
Categorias: ,


Newsletter "Gratuito"

Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12


20
23
24
25
26

27
29
30


Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D