Sábado, 18 de Outubro de 2008

Cerimónia de encerramento da Exposição de Maria Callas

com a presença do meio-soprano Giulietta Simionato

19 de Outubro ás 17h

 

Museu de Electricidade

 



 

O encerramento daquela que foi a primeira exposição portuguesa sobre Maria Callas marca o regresso a Lisboa de Giulietta Simionato, uma das mais notáveis cantoras da geração contemporânea a Maria Callas. A cerimónia, com início marcado para as 17h, tem por cenário  - literalmente - o Acto II de La traviata que se encontra montado no espaço da Exposição.


Giulietta Simionato «sobe de novo a um palco lisboeta» depois do seu último desempenho no São Carlos em L´italiana in Algeri em Março de 1958, poucos dias antes da estreia da Traviata de Lisboa. Estarão também presentes Bruno Tosi (Presidente da Associazione Internazionale «Maria Callas»), Fernando Carvalho (Comissário), José Manuel dos Santos (Director Cultural da Fundação EDP) e Carlos Vargas (Administrador do São Carlos).


Nascida em 1910, Giulietta Simionato cantou pela primeira vez no Teatro Nacional de São Carlos na Temporada de 1952/53, em Don Quichotte (Massenet), no papel de Dulcineia, sob a direcção de Pedro de Freitas Branco. Na mesma Temporada interpretou Dalila (Samson et Dalila) ao lado de Ramón Vinay, com direcção de Molinari-Pradelli. Nas duas temporadas que se seguiram, fez-se ouvir em Le nozze di Figaro, Don Quichotte, Mignon, La Cenerentola (com Sesto Bruscantini) e Carmen (papel titular) com Franco Corelli. Destaque-se, das suas duas últimas temporadas no São Carlos, um D. Carlo ao lado de Carlo Bergonzi, Giuseppe Taddei e Boris Christoff, entre outros, sob a direcção musical de Franco Capuana; e, em 1958, L´italiana in Algeri, com Sesto Bruscantini, dirigida por Franco Ghione. Giulietta Simionato viveu intensamente uma carreira de cerca de 30 anos. Cantou nos principais teatros líricos internacionais, tais como, Metropolitan Opera de Nova Iorque, Royal Opera House-Covent Garden, Staatsoper de Viena, Ópera de S. Francisco, Scala de Milão, e nos Festivais de Edimburgo e Salzburgo. Foi uma das amigas mais próximas de Maria Callas.


Informação retirada do site do Teatro São Carlos.

 

publicado por Ana Paula às 12:00


Newsletter "Gratuito"

Colaboradores
Encontrar sugestão...
 
Outubro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

14
16

19
21



Comentários Recentes
Olá, boa tarde. Vi a informação de sabados desport...
Muito Bom post! Sou um Verdadeiro fã de antiguidad...
Massa!
Obrigado, Clara
Vivo pertissimo de Sintra e não conhecia. Obrigado...
Parabéns pelo seu blog, muito interessante. Estou ...
Por favor, poste a data da nova festa pra gente po...
A SIMECQ-Cultura vem desejar um Feliz Natal e um N...
Como que e faço para ver tema da festa infa...
Adoro este Site e já o consulto à alguns dias a se...
Sugestões Anteriores
2014:

 J F M A M J J A S O N D


2013:

 J F M A M J J A S O N D


2012:

 J F M A M J J A S O N D


2011:

 J F M A M J J A S O N D


2010:

 J F M A M J J A S O N D


2009:

 J F M A M J J A S O N D


2008:

 J F M A M J J A S O N D


2007:

 J F M A M J J A S O N D


2006:

 J F M A M J J A S O N D